Você já ouviu falar na síndrome da Alice no Mundo Digital? Não sabe onde está, não sabe o que fazer e não sabe para onde ir. Uma metáfora inspirada em Alice no País das Maravilhas, que representa a confusão que muitas empresas enfrentam quando entram no ambiente digital.
Imagine Alice caindo na toca do coelho: um mundo de possibilidades infinitas, mas sem mapa ou direção. Essa é a realidade de muitas empresas no ambiente digital hoje. Exatamente como a Alice, perdida em um universo cheio de possibilidades, mas sem mapa ou bússola, assim acontece com muitas empresas ao decidirem entrar no universo digital. Em meio a tantas opções, gurus, tendências, métricas, atualizações e pouca clareza acaba ficando difícil fazer escolhas certas.
Você já se sentiu assim? Criou perfis, mas não sabe o que postar? Investe tempo, mas os resultados são invisíveis? Fica pulando de tendência em tendência, como Alice seguindo o Coelho Branco?
Essa desorientação digital tem nome: chamo de Síndrome da Alice no Mundo Digital. E neste artigo, você vai entender:
- 1. Como escapar da “toca do coelho” das redes sociais
- 2. Por que empresas perdem sua identidade online
- 3. O caminho para uma presença digital com propósito
A entrada na toca do coelho digital
A Decisão de entrar ou não no digital não requer muitas análises, no cenário atual é quase que uma obrigação estar online. Mas e depois, o que fazer? Você faz um instagram, talvez cria um site e começa a postar. A intenção é boa, até que o algoritmo o vira o Chapeleiro Maluco e muda as regras do jogo sem aviso. Você se vê paralisado tentando se desdobrar entre os afazeres do dia a dia e a necessidade de manter-se atualizado. E é aí que surgem os “gurus” dizendo: “Poste todo dia!”, “Faça vídeos!”, “Isso aqui não funciona mais!”.
Resultado? Uma corrida frenética para ficar no mesmo lugar.
A perda de identidade no mundo das maravilhas digitais
E em meio ao caos, muitas empresas cometem o maior erro: Esquecem quem são. Copiam concorrentes, abraçam trends aleatórias e sem sentido, distorcendo totalmente seu dom de voz e comunicando para uma audiência que nada tem a ver com seu negócio.
O feed vira um espelho da Rainha de Copas: “Corte isso! Poste aquilo!” sem coerência e sem resultados.
Fazer uma análise de qual rede é mais apropriada para a empresa, um planejamento estratégico de conteúdo, qual o tom de voz utilizar, para quem comunicar acaba passando despercebido diante da fobia de iniciar. Muitas empresas se perdem tentando copiar os outros, gerando incoerência e e se desconectam de si mesmas.
Isso acontece devido a falta um planejamento estratégico que responda:
- Qual rede faz sentido para seu negócio?
- Qual o tom de voz da sua marca?
- Que mensagem você quer transmitir?
- Quem é seu público real?
- Que tipo de conteúdo você consegue postar com consistência sem se sentir absurdamente desconfortável?
A importância de um caminho claro
A solução não é correr mais rápido ou seguir tendências, mas sim construir uma base sólida, com passos conscientes, sem pressa, mas com direção. Por isso, eu criei a Trilha da Jornada Digital que funciona como um guia que oferece clareza sobre o caminho a ser percorrido, desde sua entrada até as próximas ações para continuar caminhando. Surge como uma resposta para essa sensação de estar perdido.
Estar no digital não precisa ser uma experiência caótica. Com clareza e propósito, é possível transformar a sua jornada. Por isso, se você está iniciando no digital ou se sente perdido, estagnado, eu te convido a percorrer comigo a Trilha da Jornada Digital, enquanto tomamos um chá de estratégia.




